ago 19

A fé e o cotidiano humano

A história da humanidade é marcada pela religiosidade humana em todas as épocas. Na idade antiga o paganismo era muito comum entre os povos mais diversos. No entanto os mesmos manifestavam sua fé através de rituais, que são usados atualmente como: as procissões, as imagens, etc. Desde a antiguidade as pessoas sentiam necessidade de acreditar em algo superior, devido a vários fatores: as doenças, a morte e os problemas recorrentes do cotidiano. Esses fatores demonstram a fragilidade humana e a necessidade de recorrer a uma força espiritual e vários profetas surgiram nessa época para fortalecer a fé humana. Algumas pessoas se tornaram seguidores dos mesmos, formando grupos de fiéis devotos.

A vinda de Jesus Cristo na terra veio fortalecer a fé de muitos judeus e contemporâneos desse profeta. Mas Jesus e seus seguidores foram perseguidos, até que com a queda do Império Romano, o catolicismo se fortaleceu. E na Idade Média a igreja católica tornou-se um referencial político e econômico, mas desvirtuou-se do pensamento cristão de solidariedade e humildade pregado por Jesus. No entanto com a reforma protestante realizada por Martinho Lutero, a igreja católica reformulou seus conceitos com a instauração da contra-reforma, resgatando os preceitos católicos instituídos por Jesus Cristo. A fé dos fiéis é restaurada e novos adeptos surgem para professarem a fé católica.

Atualmente existem milhares de igrejas em todo o mundo e todas são mantidas através da fé dos fiéis. No século XXI a maioria das pessoas frequenta os mais diversos templos para rezarem e meditarem preceitos religiosos. Mesmo em uma época em que a tecnologia e a ciência estão em ascensão, o ser humano necessita de um alento espiritual, para que não pereça nessa existência terrena tão conturbada.  O tempo da evolução, mas também da depressão. Milhares de pessoas sofrem dessa doença, considerada o mal do século por estudiosos do mundo inteiro. E as mesmas recorrem às religiões em busca de consolo.

Enfim a fé ainda é um alento para os que sofrem em todas as partes do mundo. Na cidade de Aparecida do Norte, nota-se que ainda existem muitas pessoas devotas no Brasil, e que as mesmas crêem no poder dos milagres. Mesmo com a existência de uma comercialização intensa naquela cidade, o que mais destaca é a fé dos romeiros, em sua maioria pessoas simples e devotas.  A basílica é um templo onde se respira a intensidade de uma crença em Deus e em Nossa Senhora Aparecida, expressada das mais diversas formas. Mas a presença do altíssimo encontra-se em qualquer lugar onde existe amor, solidariedade e justiça.

“O ser humano em sua finitude e fragilidade, necessita de uma força espiritual em seu cotidiano.”

Abraço a todos os leitores!

Sirlene Aliane