«

»

ago 05

Acampamento do Movimento Jovens Carismáticos

01

No último fim de semana, mas precisamente dia 02 e 03 de agosto, aconteceu nas instalações da APAEP, o primeiro acampamento de férias do Movimento Jovens Carismáticos, que contou com a presença esfuziante de 152 jovens de Dores e cidades circunvizinhas. O tema refletido nesse encontro foi: “Jovens completai Minha alegria permanecendo unidos em um mesmo amor, uma só alma e um só pensamento” (Filipenses 2,2). Tal acampamento pôde contar com as presenças de pregadores, que em ordem foram deixando suas mensagens para serem refletidas e vivenciadas, a saber:

Igor (Lagoa Dourada) discorreu sobre o tema: “O amor de Deus e o pecado”, demonstrou, com embasamento, que o único e incondicional amor provém de Deus e asseverou que ao mundo somos usados como objetos e descartados, posteriormente.

A esse tempo um grupo de jovens encenou informações sobre o aliciamento de jovens ao mundo sombrio das drogas. Logo após houve partilha das impressões ali buscadas.

Emilio e Fran (Barroso) discorreram sobre o tema: “Afetividade e Sexualidade” mostrando a todos os presentes que sexo é uma coisa saudável, quando significar encontro de suas pessoas numa intimidade sadia e que a castidade é algo a ser buscado, a ser vivido. Que para tudo há um momento propício.

Após o momento de Adoração, diante do Jesus Eucarístico, Pe. Paulo Marcelo discorreu sobre “ Jesus Nosso Senhor, Nosso Salvador” mostrando que Jesus se encontra dentro de cada pessoa, para tanto ele precisa ser buscado, através do silêncio, das orações e das reflexões. Que, apesar, de muitos desistirem de Jesus ele, nunca desiste e está, sempre de braços estendidos, para uma acolhida.

Joelma (São João Del Rei), através do tema: “Cura e Libertação / Imposição de mãos diante do Santíssimo” mostrou que se buscarmos, verdadeiramente, a Deus toda tristeza e angústia, geradoras de doenças, darão lugar a alegria, fonte de vida e saúde.

Leandro de posse do tema: “Comunidade Vida e Espírito (foco: Comunidade Familiar)” asseverou que uma Juventude saudável deverá passar por uma Família alicerçada em valores denominados por Jesus, pois os mesmos têm a constância das rochas.

Júlio Cesar com o tema: “Senhorio de Jesus” levou todos a meditar sobre as consequência dos atos individuais, sobre o respeito aos amigos , aos pais. E através de sua voz, mansa, foi pontilhando a realidade em que vive a juventude na pretensão de fazê-los entender que toda decisão a ser tomada deverá ser passada pelo crivo de Jesus, pois ele é o Senhorio da vida de todos.

Washington (Santa Cruz de Minas) com o Tema: “ Um chamado a ser Sentinela da manhã na RCC” mostrou que todos somos soldados a policiar a Santidade, para não deixar que o inimigo a arraste para a lama.

Com o tema: “Efusão do Espírito Santo” Flávio asseverou que somos templo do Espírito Santo, para tanto não podemos deixar essa chama quefumega, em cada um de nós, esmorecer.

Vale ressaltar que entremeio às pregações ocorreram confissões auriculares, tendo na escuta Pe. Pedro.

Houve, também, na capela Nossa Senhora do Rosário aconselhamentos, efetuados pelo casal Carmine e Margarida (São João Del Rei), aos pais dos jovens que se encontravam no acampamento, em relação às buscas dos filhos, para a idealização de uma sociedade imbuída de valores morais e cristãos, valores esses fomentados por famílias saudáveis.

Uma vez terminada as pregações todos os jovens, que participaram do evento, rumaram festivamente, pelas ruas da cidade, em direção da Matriz Nossa Senhora das Dores, cantando e dançando. Estando já na Matriz, adentraram pela mesma, de forma esfuziante tendo em seu encalço, tal qual um pastor velando pelas suas jovens ovelhas, Pe. Paulo Marcelo, que a cada passo ia distribuindo sorrisos. Aproveitando o ensejo do momento Pe. Paulo Marcelo foi homenageado, pelo seu dia. Ao final todos os jovens subiram ao presbitério para serem saudados com uma salva de palmas.

Seguem impressões colhidas de quatro participantes do Movimento RCC (renovação Carismática Católica):

Entrevista com Leandro

Pascom: Uma vez que já é sabido que você é um dos idealizadores desse movimento, como você pretende manter acessa essa chama, que hoje se faz presente em cada jovem, que aqui se encontra?

Leandro: O objetivo primeiro e constante do Movimento será convidá-los, para os grupos de orações, que ocorrerão todos os sábados na Capela Nossa Senhora do Rosário, à 20:30 h, com a pretensão de suscitar neles o ardor da intimidade propiciada pela oração. Se a mensagem ali proferida for assimilada, certamente eles voltarão. Nós passamos reunidos poucos momentos, por semana, os demais momentos eles terão que se policiarem e assimilarem o que realmente querem para as suas vidas. Nós, apenas, semeamos a mensagem de Jesus, agora aceitá-la em suas vidas só dependerão deles. Pois Deus não invade o coração de ninguém, sem ser convidados e mediante a isso nós não podemos força-los a nada.

Pascom: Vocês pretendem trabalhar a fidelidade deles a esse movimento, através de uma formação, no que tange ao conhecimento da Palavra?

Leandro: Com certeza. Para se falar ou interpretar um texto bíblico é necessário ter embasamento, ter memória, caso contrário tudo se torna fútil. A nossa Igreja é muito rica, para tanto se faz necessário estudar, também, os documentos da mesma, para entendê-la e ter fidelidade a ela.

Pascom: Como você sabe, agosto é o mês das vocações. Mediante ao fato, como você aceitou ao chamado?

Leandro: Eu me ingressei nos grupos de oração promovidos pela RCC há 12 anos, me afastei um pouco e retornei em setembro do ano de 2013. Até essa última data, somente o Julio Cesar trabalhava com uma evangelização voltada aos jovens, com o intuito de resgatá-los e dessa realidade que os aliciam aos vícios da bebida, das drogas e do sexo fácil, enfim, daquilo que é aceitado como “normal”. Então eu me aliei a ele e formamos o Grupo de Jovens Carismáticos na intenção de delinearmos um caminho, onde se pretende mostrar a eles, que além dos prazeres existe o respeito, o amor próprio, e isso só é permitido, através dos evangelhos, das orações. Nós não temos a intenção de tornar ninguém assexuado, mas antes trabalhá-los para uma vivência sadia. E isso não é moralismo, é Evangelho de Cristo. Se observarmos atentamente constataremos que não é o fácil que causa malefício à nossa juventude, mas sim o “normal”, pois tudo é permitido, vejamos: hoje tornou-se normal namorados dormirem juntos sob o consentimento dos pais,no local chamado de lar. Devemos resgatar os valores. É lógico que sempre houve e haverá transgressões, mas não dessa forma tão banalizada! Como disse, anteriormente, o Movimento Jovens Carismáticos não impõe, apenas mostra, através de critérios sólidos e cristãos o que é saudável, agora aceitar, só dependerá da vontade de cada um.

Pascom: Estamos às vésperas da Semana da Família, para tanto: o que é Família para você?

Leandro: Eu tenho a grata satisfação de falar que venho de uma família muito alicerçada em valores: tenho uma mãe muito religiosa, amorosa; um pai presente, amoroso e amigo; irmãos amigos. Mediante ao fato queria, que todos tivessem essa realidade, que sempre, esteve presente em minha vida, pois entendo que os jovens são consequência daquilo que viveu em família. Portanto a estrutura familiar é imprescindível para jovens saudáveis e felizes e por extensivo uma sociedade equilibrada.

Pascom: Qual a sua expectativa para esse primeiro encontro?

Leandro: Que possamos, verdadeiramente, contribuir para um futuro melhor, onde os jovens possam saber o que é melhor para eles.

——————————————————————————–

Entrevista com Deirielly

Pascom: O que você e os demais jovens levarão desse encontro?

Deirielly: Acredito que sairemos daqui melhores e tendo os caminhos a serem percorridos bem definidos, pois teremos, a partir de então, mais embasamento, daquilo que Deus espera de nós. Para mim é um reforço a mais, pois já algum tempo venho buscando essa harmonia, esse equilíbrio e essa paz interior, tão bem refletida nesse acampamento. O Papa Francisco, quando de sua vinda ao Brasil preconizou que o futuro passa pela juventude, para tanto temos que ser transformados pelo Espírito Santo, para sermos agentes transformadores.

Pascom: Você sabe que todo esse entusiasmo, se não for incentivado, e trabalhado tende a se esmorecer. Para tanto qual as providencias que deverão ser buscadas?

Deirielly: Com certeza, toda fidelidade a algo passa por um conhecimento daquilo que se fala, daquilo que se busca, então acredito que tal providencia já está sendo buscada. Há pouco tempo tivemos a Escola Paulo Apóstolo, como forma de aprofundar, a todos os participantes, conhecimentos da mensagem contida nos evangelhos. Acredito que só o conhecimento é capaz de eliminar a ignorância das interpretações pessoais.

Pascom: Qual a dinâmica contida nas orações em línguas, tão comum, na Renovação Carismática?

Deirielly: A oração em língua é uma dinâmica que nos transporta a Deus pelo Espírito Santo. É uma oração que Deus vai acolher mediante as palavras não expressadas, mas sim a um som que provem da alma. É m momento onde não há intenções de palavras, pois nos entreguamos sem reservas prévias, para a ação do Espírito Santo.

Pascom: Então está valendo a pena esse encontro?

Deirielly: Claro, todo o caminho que nos leva a Deus vale a pena!

 ——————————————————————————–

Entrevista com Wesley

Pascom: Uma vez que já é sabido que você é um dos idealizadores desse movimento e, também, do seu entusiasmo e conhecimento das coisas de Deus, qual a sua expectativa a respeito desse primeiro acampamento de Jovens Carismáticos?

Wesley: Vejo com muito entusiasmo, uma vez que esse movimento tenta reunir o que está solto e propor uma direção, um caminho para se chegar a Deus. Os jovens não só de Dores de Campos, mas também do mundo estão sedentos de uma espiritualidade autêntica e consistente que os façam ter consciência de que a felicidade, passa pelas coisas de Deus. Então estamos propondo, que através do conhecimento das mensagens de Jesus contidas nos Evangelhos, condições para que eles possam caminhar pelas sendas retas do bem, pois o progresso de nossa espiritualidade passa por esse “saber caminhar”.

 

——————————————————————————–

Entrevista com Roni

Entrevista com Roni

Pascom: Uma vez que você faz parte da velha guarda do RCC de Dores de Campos, gostaríamos que você falasse um pouco de sua jornada, enquanto membro e coordenador desse movimento?

Roni: A paz de Jesus, o amor de Maria e a alegria do Espírito Santo estejam agora e sempre em nossos corações. Para mim é uma alegria, imensa, estar aqui e falar um pouco desse movimento, que ao longo dos anos vem levantando pessoas e mostrando a elas uma nova perspectiva de vida, em consonância com a mensagem salvífica apregoada por Jesus e difundida pela RCC. Bem vamos aos fatos: esse movimento não é de exclusividade católica, uma vez que o mesmo é pentecostal, oriundo de outras denominações, mas para a nossa denominação ele teve seu início na Universidade de Duquesne/USA em 1967, quando um grupo de jovens reuniram-se para fazer um estudo bíblico dos Atos dos Apóstolos, durante as reflexões foram ficando cada vez mais sedentos e a efusão do Espírito Santo abriram seus olhos e eles passaram a ter uma nova dimensão de uma espiritualidade nunca antes experimentada. E ao tempo dessa reunião faltou água nas proximidades, tornando a solução para esse racionamento humanamente impossível , quando de repente, através das orações ali professadas, a água começou a jorrar em uma abundância, nunca antes vista. Então esse sinal de que o Espírito Santo estava presente, ali, fez com que a flama do entusiasmo contagiasse a todos e espalhasse por todos os continentes. Aqui no Brasil tal movimento chegou pelos idos de 1971. Em Minas chego, através do Pe. Eduardo Dougherty (Pres. Da TV Século XXI e da Associação do Senhor Jesus) e em Dores de Campos em meados de 1981, através da Sra. Sueli do Zé Canela, pela Cláudia do Totone e por outras nobres pessoas, que me fogem da lembrança. Quanto a mim tive o meu encontro pessoal com a RCC deu-se há 13 anos em um grupo de orações no Caxambu (zona rural), na época tal grupo era ministrado pelo Nivaldo do Apolinário, e além deste, só havia mulheres, mas mesmo envergonhado eu fui e estou até hoje. E as constâncias de minhas participações, fizeram com que descobrisse em mim o dom da pregação e de agente multiplicador desse belo movimento, ao qual já estou em no segundo mandato de coordenador. Hoje eu agradeço por ter um conhecimento das coisas que envolvem o sobrenatural que nos envolve, que chamamos de Espírito Santo de Deus e poder compartilhar com todos que se interessam em ingressar no caminho da graça.

Pascom: Qual a mensagem que você deixaria para essa juventude, que aqui se encontra?

Roni: Desejo que todos se aprofundem, cada vez mais, nas coisas de Deus, e possam, um dia, ter um encontro pessoal com o Espírito Santo de Deus. Amém!

——————————————————————————–

Queria agradecer a todos pela gentil acolhida ao acampamento, mas principalmente aos jovens: Leandro, Deiriely, Wesley, Roni e Raquel, sem os quais não seria possível a concretização dessa matéria.

Avante nessa empreitada Santa!

Por João Bosco de Melo – PASCOM

Dores de Campos, 04 e 05 de agosto de 2014

2 menções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>