ago 08

Semana Nacional da Família – 2014

pastoral_familiar_dc

A Semana Nacional da Família vai acontecer, neste ano, entre os dias 10 e 17 de agosto de 2014, com o tema “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo”.

Criada em 1992, a Semana Nacional da Família é celebrada anualmente no mês de agosto por todas as paróquias do país a partir do segundo domingo de agosto, dia dos pais.

A Semana nacional da Família é um momento forte de evangelização, oração e atividades com as famílias. Procura envolver todas as famílias da comunidade, para refletir sobre a identidade e a Missão da Família Cristã no mundo de hoje. Visa despertar a família para que seja um caminho de formação para o discipulado de Jesus Cristo e para que seja missionária, ou seja, família evangelizando família, visitando e levando a palavra de Deus a outra família. Neste sentido a Família é a base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem a primeira vez os valores que vão guiá-los por toda a vida.

A Semana Nacional da Família é um momento forte no qual a Pastoral Familiar, em articulação com as demais pastorais, movimentos e serviços da Igreja e a sociedade em geral, intensifica seus esforços no sentido de evangelizar a família na globalização de seus diversos aspectos e realidades.

Entendemos que quem deve promover a Semana Nacional da Família são todos aqueles que amam sua família e sabem que devem somar esforços para proteger e defendê-la das grandes pressões externas que sofre, e também aprimorar a qualidade de vida dentro de casa. Mesmo aquelas pessoas que tiveram o infortúnio de não experimentar o convívio amoroso de uma família, devem participar na defesa da instituição familiar, para que possam ainda ter essa experiência, ou ao menos, oferecê-la às novas gerações. Juntos, queremos que nosso clamor seja visto na terra e escutado por Deus nosso Pai, que planejou a família como escola de amor, felicidade e conforto para toda criatura humana.

Programação de atividades para a Semana Nacional da Família – 2014

09/08/2014 – Sábado

15:30h: Encontro com as famílias da Comunidade do Caxambu, na Capela do Divino Espirito Santo.

Organização: Pastoral Familiar e Renovação Carismática.

10/08/2014 – Domingo

19:00h: Missa na Matriz de Nossa Senhora das Dores / Missa do dia dos Pais, abertura festiva com a imagem da Sagrada Família de Nazaré.

Participação: Famílias da Zona Rural (São Sebastião de Campinas).

11/08/2014 – Segunda-Feira

19:00h: Missa na Matriz de Nossa Senhora das Dores / 1o Encontro com o tema “A Espiritualidade cristã na família” para ser refletido em família.

Organização dos movimentos e pastorais: Liturgia, Pascom, Oficina de Oração e Vida, Mãe Rainha, Batismo, Filha de Maria, Coro Paroquial, Pastoral Familiar.

Participação: Famílias do Comércio.

12/08/2014 – Terça-Feira

19:00h: Missa na Matriz de Nossa Senhora das Dores / 2o Encontro com o tema “A prática espiritual do casal/família: comunhão e fidelidade” para ser refletido em família.

Organização dos movimentos e pastorais: Liturgia, Pascom, Renovação Carismática, Irmandade de N.Sra. de Fátima, Saúde, Coroinhas, Coral da Renovação, Pastoral Familiar.

Participação: Famílias da Indústria.

13/08/2014 – Quarta-Feira

19:00h: Missa na Matriz de Nossa Senhora das Dores / 3o Encontro com o tema “Família de Nazaré, modelo de espiritualidade pela confiança e obediência” para ser refletido em família.

Organização dos movimentos e pastorais: Liturgia, Pascom, Apostolado da Oração, Capela São Benedito, São Vicente de Paulo, Criança, Ministério de música, Pastoral Familiar.

Participação: Famílias das Escolas (Geral).

14/08/2014 – Quinta-Feira

19:00h: Missa na Matriz de Nossa Senhora das Dores / 4o Encontro com o tema “A Eucaristia Dominical: expressão maior de espiritualidade” para ser refletido em famílias.

Organização dos movimentos e pastorais: Liturgia, Pascom, Irmandade do Santíssimo, Toca de Assis, Mães São Miguel Arcanjo, Coral vozes de Anjos, OVS, Pastoral Familiar.

Participação: Famílias da área de Segurança, Policias Civil e Militar.

15/08/2014 – Sexta-Feira

19:00h: Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, 5o Encontro com o tema “Família, Igreja Doméstica: lugar especial da espiritualidade cristã”.

Organização dos movimentos e pastorais: Liturgia, Pascom, Irmandade do Rosário, Ministério da Eucaristia, Emaús, Catequese, Jovens, Coral NEC, terço dos homens, Pastoral Familiar.

Participação: Famílias da Área Governamental, Executivo, Legislativo, Secretarias.

16/08/2014 – Sábado

14:00h: Encontro com as famílias da Comunidade de São Sebastião de Campinas, na Capela de São Sebastião.

Organização: Pastoral Familiar e Renovação Carismática.

19:00h: Missa na Matriz de Nossa Senhora das Dores às 19:00 horas

Participação: Famílias da Zona Rural (Caxambu).

17/08/2014 – Domingo

09:00h: Caminhada da Praça Cardoso em direção à Matriz de Nossa Senhora das Dores, com bandeirinhas, cartazes e faixas, em prol das famílias

10:00h: Encerramento da SNF com a Missa da Família.

Participe, ore, vivencie na paróquia, no seu lar, no seu trabalho e onde estiver, deste momento exclusivo dedicado à família, projeto e criação de Deus.

“Alguém poderia dizer ainda: Você tem a fé, e eu tenho as obras. Pois bem! Mostre-me a sua fé sem as obras, e com as minhas obras, lhe mostrarei a minha fé”(Tiago 2, 18.)