out 21

Mães Amadas

01O mês de outubro é muito especial, pois homenageamos Nossa Senhora Aparecida e do Rosário, mães que zelam por nós em todos os dias 365 dias do ano.  Essa proteção nos dá conforto e coragem nos momentos mais difíceis e dolorosos da nossa existência. A vida que recebemos de Deus é feita de momentos de tristeza e de alegria. No entanto Jesus compartilha com o ser humano do amor de sua mãe, que o concebeu e o criou como filho muito amado e transfere todo esse afeto aos seus filhos terrenos. Nossa Senhora é um presente muito dileto para nós cristãos, assim durante a história da igreja carinhosamente foi homenageada com muitos títulos. A mãe do Rosário é a incentivadora de uma das orações mais sublimes da igreja, o “terço”.

Quando contemplamos os mistérios do terço relembramos os momentos mais importantes da vida de Jesus e de Maria contadas na bíblia sagrada. Mas no terço além de relembrar, rezamos orações fervorosas,  homenageando a Nossa Senhora. O rosário é uma dádiva Mariana pertencente à Igreja Católica e é um instrumento de fé. O ato de rezar o terço simboliza a oferta de um bouquet ou coroa de rosas a Nossa Senhora, daí o título. No dia 07 de outubro comemorou-se o dia de Nossa Senhora do Rosário, segundo o calendário litúrgico católico. Por ser uma data volátil pode-se comemorá-la, também, segundo o calendário paroquial, tanto que aqui em Dores de Campos, comemorou-se hoje, dia 19 de outubro, do corrente ano, sendo a mesma animada por conjuntos de congadas.

No dia 12 de outubro de nossa padroeira “Mãe Aparecida”, que foi encontrada há quase 300 anos por pescadores no rio Paraíba do Sul. Os homens escolhidos para encontrarem a imagem foram homens simples e os mesmos sempre acreditaram no poder dessa imagem e a levaram para seus lares. Durante muito tempo a devoção foi crescendo nos lares desses pescadores, até que foi construída a denominada basílica velha e a atualmente o grande santuário que recebe milhões de brasileiros e estrangeiros.  No entanto ao visitar o santuário encontramos pessoas de todas as classes sociais prestando sua homenagem a mãe Aparecida, agradecendo por verdadeiros milagres em sua vida cotidiana. A fé de muitas pessoas simples chama a atenção dos visitantes da basílica, pois apesar da grandiosidade ainda é lugar de oração e recolhimento. Os brasileiros diversos por natureza e descendentes da mãe África têm por padroeira uma santa negra e milagrosa, nossa santa mãezinha Aparecida. A basílica de Aparecia é um santuário de fé e esperança para todos os seus visitantes.

Sirlene Cristina Aliane – PASCOM