«

»

nov 03

Dia de Finados

Etimologicamente a palavra finados significa: aquilo que findou. Mas para nós Cristãos, que vinculamos a nossa fé na ressurreição de Jesus, cremos que a morte não é o fim, mas a passagem para a outra margem do rio, que se chama eternidade (segundo os antigos cristãos celtas). Paulo de Tarso assevera com veemência que se a ressurreição de Jesus não tivesse acontecido nossa fé seria em vão. Então estamos imbuídos em algo sobrenatural, em algo que, somente, a nossa fé explica! Apesar de Jesus, segundo o Evangelho de São Lucas dizer: ”Deixai que os mortos enterrem seus mortos” muitos não entenderam, que o cultuamento à morte, não é uma coisa salutar e para tanto tem que ter um breve tempo de luto, para depois dar lugar, prioritariamente, à vida, tanto a terrestre, quanto à eterna.

Vale ressaltar que o Dia de Finados foi acoplado ao dia de Todos os Santos, após a Reforma Protestante, quando todos vincularam no gesto de enfeitar com flores as sepulturas de seus entes queridos, à brevidade da vida , tal qual a demonstrada no Salmo 103: ”Os dias do homem são como a relva, eles floresce como a flor do campo. Roça-lhe o vento e já não mais existe e ninguém mais reconhece o seu lugar.

Na intenção da data, durante a homilia, Pe. Eder Sebastião dos Santos foi muito feliz ao exaltar um relato sobre a impotência da vida ante aos acontecimentos fatídicos, sobre os três pedidos de Alexandre, o Grande, no qual ele solicita aos generais, ante sua morte iminente, a saber:

  • Que seu caixão fosse carregado por seus médicos (para que todos pudessem ver que eles não têm poder sobre a morte);

  • Que seus tesouros fossem espalhados durante o cortejo do seu funeral (para que todos pudessem ver, que não somos donos daquilo que conquistamos);

  • Que suas mãos vazias ficassem balançando no ar (para que todos pudessem ver que viemos de mãos vazias e partimos de mãos vazias).

Mais uma vez pudemos constatar, que estamos envolvidos num grande mistério, que rondam a, eterna, indagação: De onde vim, para onde vou? Indagação essa que é respondida, somente. Pela nossa fé em Jesus, em Maria.

Por João Bosco de Melo – Pascom

Dores de Campos, 02 de novembro de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>