jun 28

Caminhada ao Livramento

001Na frente da igreja matriz de Nossa Senhora das Dores, em um domingo de inverno o povo se aglomerou para caminhar até a igreja do Livramento. O fervoroso padre Paulo Gomes Daher Gomes Filho, o pároco de Dores de Campos liderou a caminhada conduzindo orações de um povo contrito e devoto. No caminho o padre citou Moisés que conduziu seu povo através do deserto por 40 anos até a terra prometida, enfrentaram vários obstáculos, mas nunca se esqueceu de sua fé em “Javé”, Deus. Citou o profeta e comparou com a caminhada ao Livramento, pois é uma romaria do povo de Deus até um lugar santo para uma missa em honra de Nossa Senhora do Livramento. O caminho pareceu curto diante de tanta devoção do povo dorense. A fé em Deus é o sustentáculo do povo cristão.

O povo dorense chegou ao Livramento para a realização de uma missa concelebrada pelo padre Paulo e Dirceu, dois servos de Deus que celebraram a cerimônia festiva com muita alegria e fé. A leitura do evangelho era um alento para o povo de Deus, pois se tratava do capítulo no qual Jesus acalmava uma tempestade, mas os seus seguidores não tiveram a fé necessária para acreditar no poder do salvador. Atualmente o ser humano ainda vacila em sua fé diante de tantos perigos e obstáculos. Mas a multidão que assistia a missa se emocionou com as palavras do padre Dirceu, as músicas e durante toda a cerimônia pessoas contritas se emocionavam diante do prodigioso poder de Deus e de Nossa Senhora do Livramento. Através das palmas e da homenagem à mãe de Deus, o povo em geral se dobrou ao mistério da fé.

“Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos Céus, mas quem fizer a vontade do meu Pai que está nos céus.” (Mat. 7,21).

Por Sirlene Aliane

Fotos: Pascom