«

»

maio 14

Semana Santa em Dores de Campos

 

Seguindo a deixa da Campanha da Fraternidade começaram, para a Santa Semana, as reflexões, onde pretendeu de forma concreta uma análise profunda da Boa Nova de Cristo no que tange à Saúde Pública, célula primeira para se viver uma vida plena, para se atingir a felicidade. Para tanto foram formatado, entre tantas ramificações inerentes ao tema da Campanha, 05 temas: Diabetes, Câncer, Medicamentos e Doenças Psicossomáticos, Sexualidade, Álcool e Drogas. Sendo que os mesmos foram amplamente debatidos nas Santas Missas dos finais de semanas e na emissora Rádio Atrativa FM, exposições e palestras, finalizando a jornada dos temas com uma Ação Comunitária na Quadra do Dorense Clube. Sendo que nas Vias Sacras a Pastoral familiar trabalhou profundamente o supra citado tema junto às famílias. Seguindo a tradição se fez as Vias Sacras refletindo a caminhada de Jesus para o calvário pelas ruas da cidade, sendo as mesmas animadas pelas 02 Bandas de Musicas. Na semana anterior à Santa Semana se refletiu de maneira contemporanizada os Setenários das Dores de Nossa Senhora.

 

Do Domingo de Ramos ao Domingo de Páscoa todos os paroquianos puderam participar de belíssimas e profundas contemplações dos últimos passos de Jesus entre nós e os exemplos da Virgem Mãe Silenciosa, que soube como ninguém interpretar o seu papel na salvação de todos nós. Puderam, ainda, participar de confissões auriculares e comunitárias e ouvir o belo e profundo Sermão do descendimento da cruz professado pelo Pe. Cleudir, de São João del Rei, e assistir as performances masculinas de La Pietá de Michelangelo, por Pe. Paulo, na pele de Nicodemos, e do jovem Gean, na pele José de Arimatéia. As celebrações, sempre, estiveram cheias, tanto que observado o limitado espaço físico da matriz, a celebração do Lava Pés foi realizada na Quadra Esportiva do Dorense Clube.

Assim que terminou a procissão de Nossa Senhora da Gloria houve a benção do Santíssimo Sacramento e o tradicional enforcamento e queima de Judas pelos populares. Acredito que quanto à queima de Judas todos deveriam intuir e acreditar da extensão do gesto, deste, no processo da salvação da humanidade, ato esse que o mesmo por não entender, cometeu o crime hediondo do suicídio, quando Jesus, na Instituição da Eucaristia, lhe pediu que o mesmo fizesse a sua parte ao proferir:__O que você vai fazer, faça logo (João 13).

Foi uma Semana emocionante e verdadeiramente Santa. Parabéns ao Pe. Paulo Marcelo, ao provedor Carlos Henrique, Célio, Cláudio e Expedito (Dito da Nota) e demais, da equipe organizadora, estendendo aos Corais e Corporações Musicais.

P/ João Bosco de Melo

Dores de Campos 11 de abril de 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>