«

»

ago 18

Família

01A educação familiar é um dos maiores pilares da sociedade, e na família se aprende vários valores, mas um tripé é essencial: amor, respeito e verdade.   As pessoas devem amar o próximo em todos os setores sociais, sendo portadoras de atitudes amorosas em todos os locais de convivência humana. O respeito é essencial, pois as pessoas devem se respeitar umas as outras, em reciprocidade contínua. O respeito aos idosos e crianças é algo sublime na convivência humana, pois na maioria das vezes são indefesos. A verdade também é essencial, pois somente através da sinceridade com o outro que se constrói uma sociedade mais justa e igualitária, extirpando assim a corrupção e a falsidade das famílias do mundo. Muitos pais não ensinam esses valores em proporção devida, deixando um legado de falta de limites e indisciplina às gerações futuras. Somente através de uma boa educação, a humanidade terá novos rumos.

Fui criada em uma família de poucos recursos financeiro. O meu pai (Sirley )e minha mãe ( Deliane) educaram a mim e as minhas irmãs (Carina e Carolina), com muito amor e carinho. No entanto nos ensinaram desde cedo valores sólidos, a honestidade como lema, pois somente uma pessoa honesta pode conviver bem em sociedade com o próximo. Meu pai dizia sempre que o nome é algo essencial para o ser humano e que deveríamos prezar o seu que foi construído através de muita luta, trabalho e dignidade. Fomos criadas no trabalho, desde cedo começamos a trabalhar para ajudar nas despesas domésticas.

Quanto aos estudos sempre fomos motivadas, mas trabalhávamos e estudávamos, pois nossos pais não tinham condições de nos sustentar nos estudos. Minha mãe sempre foi uma guerreira, trabalhou ao lado de meu pai no tempo em que estiveram juntos, pois meu pai amado já é falecido. Gostaria de ressaltar também meu padrinho de batismo (João, carinhosamente apelidado de Dondi), pois morávamos juntos. Desde a nossa infância incentivou-nos na leitura de livros infantis e em todas as áreas intelectuais, e foi um segundo pai e pilar de nossa educação familiar. Atualmente sou casado com um homem íntegro, honesto e honrado e espero que nossos filhos sejam criados a partir de valores morais sólidos.

02A nossa família tem muitos defeitos e problemas, mas somos pessoas que buscam acertar nessa caminhada que é a vida. No entanto, somos pessoas dignas de convivência social, respeitamos as regras sociais e convenções. Muitas famílias estão sendo conduzidas pela moral da mídia e das redes sociais, seguindo um discurso banalizado de que tudo é relativo e que não existe uma moral absoluta a ser seguida pelo ser humano. Assim muitas pessoas agem de acordo com seus instintos e desejos, relegando a um segundo plano os ditames morais construídos pela moral e pela religião durante a história da humanidade. O respeito e o diálogo na família são essenciais, pois existe uma hierarquia de âmbito familiar delegando ao pai e a mãe poderes de decisão, mas sempre atentos ao diálogo e ao amor. Somente assim construiremos uma sociedade brasileira mais justa e fraterna.

 

Por Sirlene Aliane – Pascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>