«

»

set 11

Série Exemplos – 03: Sr. Qualidade

001Há uma máxima de domínio popular que assevera: Um exemplo bem dado equivale mais que mil palavras. Portando é embalado nessa máxima que nós da PASCOM acordamos em formatar pequenas biografias de pessoas simples, que nas lutas diárias e vulgares do dia a dia vem legando à nossa paróquia e, concomitantemente, aos nossos paroquianos, exemplos pautados ao longo de suas caminhadas. Esse mês estamos destacando o Sr. Qualidade, codinome simpático do Sr. Antônio Patrício.

Há, exatamente 84 anos, enquanto o mundo tentava soerguer da crise econômica causada pela depressão americana e o fascismo se espalhava pela Europa arrastando consigo toda a alegria e esperança, nascia em uma pequena tapera, no povoado de Lagoa Seca, para a alegria do Sr. José Joselino da Silva (Zé Teófilo) e Sra. Maria Marcelina de Jesus o menino Antônio Patrício, que desde pequeno se destacava perante os seus irmãos: Pedro, Matero, Mauro, Nhazinha e Zica, devido à sua curiosidade e destreza nas coisas que se apresentava ante seus olhos. Arteiro ao extremo suas orelhas eram constantemente puxadas, com comiseração, pelos seus pais, apenas como imposição de limites. Criado em meio a valores rigidamente morais e Cristãos aprendeu desde cedo o respeito ao próximo e às coisas sagradas. Para ajudar nas despesas, ainda adolescente, ingressou no ofício de ajudante de pedreiro e mais tarde no ofício de serralheiro. Também foi tropeiro nas comitivas do: Sr. Moacir Rodrigues, Quelê do Zé Duardo e do Sr. Carlinhos Lili, quando pôde conhecer muitas cidades dos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

002Rapaz muito galanteador conheceu várias jovens, mas foi a Sra. Silvia Lima Patrício, in memorian, que conseguiu laçar e aquietar o seu coração, pois com menos de um ano de namoro o levou aos pés do altar, sendo o matrimônio realizado na Matriz Nossa Senhora das Dores pelo Pe. Waldemar Chaves de Araujo, hoje Bispo Emérito da Diocese de São João Del Rei. Em 53 anos de casados conheceu e vivenciou em meio a problemas, a verdadeira, felicidade, nos quais pôde conhecer o sentimento paterno, pois Dona Silvia o agraciou com 06 filhos: Geraldo, Gilce, Gilmar, Gilson, Gilberto e Geovan.

003Devido à sementinha das pequenas historinhas da Família Sagrada contadas pelos seus pais e das Festas Religiosas que participava hoje se abriga sob uma árvore frondosa em cujos braços se reconhecem os braços de Deus, que protegem sua família, lhe dando tranqüilidade. Devotadíssimo de Nossa Senhora Aparecida, da Beata Nhá Xica e de São Vicente de Paulo, sempre, agradece e pede a proteção destes, antes de dormir. Participa, ativamente, há 21 anos como confrade da Conferência Santo Antônio da Sociedade São Vicente de Paulo, sendo que é responsável pelo dispensário de alimentos, desta sociedade e há 32 anos como Irmão da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Vale ressaltar que a sua vivacidade e alegria o rejuvenesce tornando-o um simpático menino, no alto dos seus 84 anos.

005Vale ressaltar que jogou por muitos anos como beque central no time do Dorense Clube e do Clube 07 de Setembro e foi baterista na Escola de Samba Tudo Azul.

004

Hoje em dia o que mais gosta é ficar entre seus filhos, noras, genro, neto e bisnetos.

Em tempo vale registrar que o codinome “Qualidade” foi lhe dado, na juventude pelo Sr. Tunico Ferraz. Sem querer esse codinome veio adjetivar toda a sua vida e que essa sirva de exemplo a todos os jovens que estão começando a trilhar um caminho na história.

Sr. Qualidade, nós da PASCOM (Pastoral da Comunicação) desejamos ao senhor muitos anos de vida, com qualidade! Que a Sagrada Família o abençoe, sempre!

007Por João Bosco de Melo – PASCOM

06 de setembro de 2015

1 comentário

  1. Suély Aparecida Patricio

    A reportagem ficou linda! Deu para resgatar vários pedacinhos da vida desse grande homem que é um orgulho para nós de sua familia e para todos que tem a honra de conhece-lo.
    Amamos muito o Sr. Qualidade!!!
    Tenho muito orgulho de ser sua neta vozinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>