set 25

Apresentação dos Ministros Extraordinários da Comunhão

001Hoje, mais precisamente dia 20 de setembro do corrente ano, dia em que foi encerrado os festejos da festa da padroeira Nossa Senhora das Dores, quando, também, se estabeleceu a tristeza para muitos e, paradoxalmente, alegria para muitos, pois foi um dia em que se encerrou um período de 03 anos de atuações de 16 Ministros da Sagrada Comunhão e a apresentação de outros 20, que atuarão pelos próximos 03 anos. Vale ressaltar que tal movimento foi instituído pela Igreja Católica, após a abertura da própria, consoante ao Concílio do Vaticano II, quando se percebeu a grande demanda exercida pelos padres paroquiais. Cabem aos Ministros Extraordinários da Comunhão, no auxilio ao padre paroquial, as devidas responsabilidades, a saber:

Distribuição da Comunhão nas Missas;

Distribuição da Comunhão aos enfermos, quando esses impossibilitados de frequentar a Missa;

Administração do viático (provisão para o caminho), extrema unção, quando da ausência do padre;

Celebração da Palavra, quando da ausência do padre;

Exposição do Santíssimo Sacramento, quando da adoração dos fiéis;

Discrição e respeito;

Nunca ser motivo de escândalo, etc.

Em tempo vale ressaltar que durante a homilia Pe. Paulo Marcelo expôs de maneira assertiva o perfil do Ministro, em meio a esse mundo provocativo, desmitificando que para sê-lo não há a necessidade da perfeição e sim a busca da mesma, pois cada um contém em si a fragilidade humana. Lembrou a todos a excelência do propósito ao mostrar que o exercício de ser Ministros Extraordinários da Comunhão propiciará a cada um o crescimento e o atalho para se chegar ao Pai. Vale ressaltar, também, a ilustre presença do Reverendíssimo Pe. Glecimar Guilherme da Silva, da Diocese de Campinas.

Parabéns e crescimento aos novos ministros!

Fotos: Nathan Silva – PASCOM

Texto: João Bosco de Melo – PASCOM