maio 28

Ordenação do diácono Rodrigo Coimbra Ladeira

001No dia 28 de maio de 2016, às 09h00min da manhã de sábado, na quadra do Dorense Clube, aconteceu a ordenação presbiteral do diácono Rodrigo Coimbra Ladeira, um digníssimo filho da terra, que mediante a uma disciplina rígida, porém fervorosa se predispôs a aceitar com vários sins, às condições imposta pela Igreja Católica Romana. Ao som da Sociedade Musical São Sebastião e em meio a uma quadra lotada de conterrâneos e visitantes das cidades circunvizinhas, o evento teve inicio com a entrada de padres, diáconos e seminaristas, para concelebrar com Dom Célio o cerimonial. Em todo o tempo várias preces ressaltaram a graça da unção de um sacerdote, para a igreja de Cristo.

021Na intenção de aconselhar Rodrigo na sua nova função, a de pastoreio da Igreja Católica, Dom Célio ressaltou, como regra a ser cumprida, a vocação dos religiosos e dos leigos, pois cada um tem sua função na igreja católica e na sociedade. Exaltou a importância de um padre dentro da comunidade, tanto na acolhida e libertação dos fieis que carregam em si as prisões, que intimidam sua alma, quanto nos trabalhos voluntários. Ressaltou, também, a importância da escuta, aos clamores de suas ovelhas, pois essa é a função principal do pastor na comunidade paroquial em que atua. Segundo o bispo se a ordenação de um padre é uma grande satisfação, para o próprio ungido, com toda a certeza deverá ser muito mais para a igreja e, consequentemente, para os fiéis que nela atuam. Também, conclamou a população a rezar, para as futuras vocações da igreja católica.

028Em seguida Rodrigo prostrou-se no altar e várias preces foram rezadas e vocadas, através da ladainha, a diversos santos e beatos da igreja, em sinal de humildade e submissão aos votos, que estavam sendo ali consagrados. Obedecendo aos rituais, a imposição das mãos sobre Rodrigo, foi acontecendo, através, de todos os padres presentes, sob a escuta de uma bela prece de ordenação, proferida pelo bispo. Dando sequencia aconteceu a entrega das vestes presbiterais e da unção das mãos do diácono, um gesto simbólico da entrega aos serviços do Senhor Jesus Cristo. Posteriormente aconteceu a entrega do pão e do vinho, a consagração e os rituais próprios da missa, inclusive a comunhão de todos os presentes, esta concedida pelos padres presentes.

039Ao final da cerimônia, o já consagrado, padre Rodrigo, agradeceu a todos que o ajudaram em sua caminhada rumo ao sacerdócio, tanto aos padres, quanto aos leigos e, de maneira especial, agradeceu ao Padre Paulo Daher Gomes Filho, testemunhado ser este o grande incentivador de sua vocação e inserção no seminário. Ressaltou o apoio e a amizade do Padre Fábio Rômulo Reis, seu atual parceiro na paróquia de Resende Costa, e ao povo dessa cidade que lhe dispensa tanto carinho e respeito, nesse pouco tempo de convivência. Agradeceu também à sua família, na pessoa de sua mãe Neuza Coimbra, de seu pai Inácio Firmiano Ladeira, e aos seus 07 irmãos, pelo apoio incondicional. Padre Paulo, também, proferiu algumas palavras, destacando a nobre vocação do padre Rodrigo e o processo de maturação em sua caminhada sacedortal, do menino tímido e humilde, ao sacedorte ungido por Deus. Após a benção final, proferida por vários padres, inclusive pelo estimado Rodrigo, o mesmo recebeu os cumprimentos de amigos e familiares.

074Vale a pena ressaltar, que em uma cerimônia de tanta emoção, a presença da orquestra regida pelo músico Silas acrescentou um tom solene e sublime, tornando-se imprescindível ao evento.

Dores de Campos, 28 de maio de 2016

Texto: Sirlene Cristina Aliane – PASCOM