jul 25

Tríduo da Crisma

020Nos dias 20, 21 e 22 de julho aconteceu na paróquia de Nossa Senhora das Dores, o primeiro tríduo para os crismandos da diocese de São João Del-Rei. No primeiro dia o digníssimo Pe. Paulo Marcelo Daher Gomes Filho, pároco de Dores de Campos, não proferiu a homilia após o evangelho, mas pontilhou os dez mandamentos e solicitou que os fiéis presentes refletissem sobre os mesmos. Os dez mandamentos são os primeiro código de leis do povo hebreu, entregues à Moisés pelo próprio Deus. No entanto até os dias de hoje são de suma importância e pertinentes com a realidade atual. Gostaria de citar o primeiro mandamento que nos remete ao amor incondicional ao sumo Deus e ao próximo, pois sem o amor de Deus não somos nada e temos que nos espelhar nesse sentimento e amar o nosso próximo de maneira solidária e transmitindo-lhes o apoio necessário em qualquer situação.

No segundo dia do tríduo o Pe. Paulo discorreu sobre os sete sacramentos da igreja, enfatizando o da Crisma que seria a confirmação do batismo, o qual acontece quando os católicos são bebês ou crianças. No momento da Crisma, o próprio crismando já compreende a importância dessa confirmação e do próprio batismo para sua inserção na vida cristã. Os padrinhos também têm muita importância, pois nessa fase são escolhidos pelos próprios crismandos, os quais geralmente são pessoas que fazem parte do círculo familiar ou de amigos dos mesmos. O padre também ressaltou a importância dos jovens aproveitarem a juventude, de maneira responsável e equilibrada, o que tem como princípio evitar as seduções do mundo atual, que muitas vezes aparecem de maneira atrativa e tornam-se vícios com o decorrer do tempo, destruindo a vida de muitas famílias.

No terceiro dia do tríduo o pároco da cidade proferiu uma missa catequética. Inicialmente explicou que a cor litúrgica da missa estava errada, pois no dia 22 de julho comemora-se Maria Madalena (a pecadora) e a cor deveria ser branca e não verde. Explicou o significado da palavra missa que significa missão, as cores litúrgicas (verde, vermelho, branco e roxo) e eventualmente rosa. Explicou também sobre as três partes da missa: litúrgica, ofertório e comunhão proferiu o nome dos objetos litúrgicos, das suas vestes e paramentos e o significado dos mesmos. Rezou em voz alta as orações no momento da transubstanciação, momento da transformação da hóstia (pão ázimo) em corpo e sangue de Cristo. Ressaltou a importância da missa e de seu significado para Jesus Cristo na Santa Ceia, que seria uma refeição judaica com seus amigos. Atualmente os padres do mundo inteiro celebram a missa da mesma maneira que Jesus instituiu na quinta-feira santa. Posteriormente Pe. Paulo chamou os quatro dorenses aspirantes ao sacerdócio ao presbitério, encerrando assim a celebração.

Dores de Campos, 23 de julho de 2016.

Sirlene Cristina Aliane – Pascom

Fotos: Pascom