out 30

Visita de Nossa Senhora de Fátima

005Hoje, mais precisamente 29 de outubro de 2016, o dia amanheceu nublado e frio, contrariando a própria estação, porém havia algo que aquecia e sobressaltava os muitos corações que se irmanavam defronte e dentro da matriz Nossa Senhora das Dores, esse algo era a ilustre visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima, cuja peregrinação se tendencia a percorrer todas as paróquias até 13 de maio de 2017, data essa que marcará o centenário de sua aparição aos 03 Pastorinhos: Lúcia dos Santos (10 anos), Francisco Marto (09 anos) e Jacinta Marto (10 anos), valendo ressaltar que esses dois últimos eram irmãos.nsfatima

A bela imagem de Nossa Senhora de Fátima chegou pelas mãos soerguidas de Pe. Paulo Marcelo, oriunda da cidade de Prados, sendo introduzida pela nave até o presbitério, quando lá foi entronizada em um belo altar, tal qual se susteve na pequena azinheira. Em seguida Pe. Paulo efetuou uma narrativa a qual mostrava o caráter oportuno da aparição, uma vez que o mundo era destroçado pela 1ª Guerra Mundial e as idéias do comunismo ateu se difundia por toda a Europa Católica, então em um local (Cova da Iria) pertencente ao pai de Lúcia, estando a mesma a pastorear com mais dois amiguinhos: Francisco e Jacinta, eis que mediante um vento muito forte a pequena azinheira é sacudida e por sobre a mesma uma bela mulher, resplandecente, convida aos três, através de Lúcia, a recitar o Santo Rosário, na intenção de estabelecer a paz e banir do mundo o comunismo. A única solicitação de Nossa Senhora foi a edificação de uma capela e a recitação diária do Santo Rosário. Nossa Senhora, também, propiciou à Lúcia 03 revelações, a saber: Visão do Inferno, consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração e o atentado ao Papa em 1983. Com sucessivas aparições aos pastorinhos foi solicitado um milagre, para que os mesmos tivessem credibilidade, ante os boatos de heresia. Então após uma noite de chuva torrencial e estando todos enlameados na Cova da Iria, eis que um forte sol parecendo girar e a baixar do céu seca todas as roupas dos fiéis que lá estavam e seca toca a lama da terra.

Vale ressaltar que esta é a segunda visita de Nossa Senhora de Fátima à nossa paróquia, sendo que a primeira aconteceu na década de sessenta, mais precisamente em 1962, quando a mesma foi trazida por 06 frades Capuchinhos. Vale, também, ressaltar que quando da primeira visita, a Mesma ficou na cidade por 01 semana. A esse tempo havia procissões todos os fins de tarde, saindo a mesma pela rua Dr. Silvio Tranqueira e retornando, quando perto da casa do Sr. Deca Teixeira. Durante o trajeto Pe. João Cupertino e os 06 Capuchinhos iam recitando o Santo Rosário acompanhados pelos fiéis.

001Em tempo vale ressaltar que Nossa Senhora de Fátima pernoitou na capela, que leva Seu nome, no bairro do Catete, quando os fiéis puderam estar em vigília por toda a madrugada. Infelizmente tudo o que é bom dura pouco e hoje pela manha após a recitação do Santo Rosário, Nossa Senhora de Fátima continuou o seu périplo, com destino a Barroso, sendo agora pelas mãos do Pe. João Rodrigues.

Em nossa formação Mariana, queridos paroquianos, não vamos deixar que as distrações do mundo apaguem de nossa memória a singela canção/oração, que cantávamos, quando crianças, a saber:

…A treze de maio na Cova da Iria

No céu aparece a Virgem Maria

Ave, ave, ave Maria

A três pastorinhos, cercada de luz

Visita Maria, a mãe de Jesus

Ave, ave, ave Maria

A mãe vem pedir constante oração

Pois só de Jesus nos vem a salvação

Ave, ave, ave Maria

Da agreste azinheira a Virgem falou

E aos três a Senhora tranquilos deixou

Ave, ave, ave Maria

Então da Senhora o nome indagaram

Do céu a mãe terna bem claro escutou

Ave, ave, ave Maria

Se o mundo quiserdes da guerra livrar

Fazei penitência de tanto pecar

Ave, ave, ave Maria

A Virgem lhes manda o terço rezar

A fim de alcançarem da guerra o findar

Ave, ave, ave Maria

Com estes cuidados a mãe amorosa

Do céu vem os filhos salvar carinhosa

Ave, ave, ave Maria…

Que Maria propicie, a cada um de nós, chegar à morada do Pai!

Amém!

Dores de Campos, 30 de outubro de 2016