out 15

Nossa Senhora Aparecida “300 anos”

A imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada em 1717 no rio Paraíba é símbolo de devoção e fé entre brasileiros de todo o Brasil. No início a devoção a essa santa era restrita aos pescadores simples que a acharam e a alguns moradores da vila. A esse tempo os milagres foram se espalhando e com eles a devoção, haja vista que a coroa de ouro e pedrinhas preciosas, por sobre a cabeça da imagem, foi doada pela Princesa Isabel, que na ânsia de se engravidar, porém sem sucesso, recorreu à Senhora Aparecida e conseguiu engravidar-se e conceber dois filhos. Passaram-se os anos e a pequena capela, para acolher os fiéis tomou grande devoção, tanto que é considerado o maior santuário católico do mundo. Atualmente milhares de fieis devotos vão à cidade de Aparecida a venerar em uma Basílica construída com grande estrutura para acolher a todos que buscam milagres através da Mãe Aparecida. Nesse ano de comemoração dos 300 anos o povo brasileiro está em festa e todas as dioceses e paróquias do Brasil comemoram tão especial data com festividade e alegria. A memorável data merece todas as honras e homenagens que estão sendo prestadas em todo o Brasil. Em tempo vale ressaltar que a coloração negra deveu-se às águas do rio, uma vez que ela ficou submersa por um longo período, até ser resgatada pelos simples pescadores, valendo, também, ressaltar que tal coloração foi à providência divina em repúdio à Escravidão. Não foi à toa que foi a Princesa Izabel que assinou a Lei Auréa, lei essa que infelizmente, podemos constatar que não saiu, integralmente do papel.

Em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI, Nossa senhora da Conceição Aparecida foi consagrada como Padroeira do Brasil. Em 1990 o Santo Papa João Paulo II consagrou o dia 12 de outubro como o dia de Nossa Senhora Aparecida e decretando tal dia como Feriado Nacional. Para fazer valer as importâncias do evento que se remonta do século XVIII, e esse mês mais precisamente no dia 08 as comemorações na paróquia de Dores de Campos iniciaram-se com a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O pároco Padre Paulo fez a celebração com muita alegria e devoção, juntamente com os dorenses presentes na missa das 10h desse dia. Depois da missa, as pessoas beijaram e veneraram a imagem em sinal de respeito e devoção. A partir do dia 09 aconteceu um tríduo preparatório para o dia maior “12 de outubro”, nos quais o Padre Paulo preparou a população dorense para a grande data comemorativa dos 300 anos. Em uma das celebrações o padre chorou, ao explanar sobre atitudes de pessoas que tem desprestigiado a devoção a Nossa Senhora, descascando as imagens e demonstrando que é feita de cerâmica e gesso. A fé das pessoas está sendo objeto de ridicularização por indivíduos sem religião.

No dia 12 de outubro foram celebradas duas missas na paróquia de Dores de Campos, às 10:00 horas da manhã e às 18:00 horas, que trouxeram uma multidão para a igreja, quando o Padre Paulo abordou a importância da fé em Nossa Senhora Aparecida, venerada por milhões de brasileiros. Ressalta ainda que a devoção a Nossa Senhora remonta 2000 anos de história, a Mãe do Salvador da humanidade. Essa última foi seguida por uma procissão contrita, quando os fieis demonstraram sua fé à Mãe Aparecida. As festividades terminaram com uma linda e emocionante coroação onde o padre convidou todas as Aparecidas presentes para coroarem a virgem. A coroa foi colocada pelo pároco Padre Paulo e muitos se emocionaram. A pequena imagem de Nossa Senhora, em sua simplicidade e humildade mostra que todos independente do tamanho e classificação social, tem a mesma importância, para Deus. Amém!

Dores de Campos, 13 de outubro de 2017.
Sirlene Cristina Aliane/Pascom
João Bosco Melo/Pascom