maio 07

Maio: Mês de Maria, mês das Mães

O belíssimo papel da mães sempre foi lembrado pela humanidade. No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi celebrado no dia 12 de Maio de 1918 , promovido pela Associação Cristã de Moços, de Porto Alegre(RS).Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o Dia das Mães no segundo domingo de maio, e em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também do calendário da Igreja Católica.

Maio é, tradicionalmente , o mês de Maria,que é a mãe de Deus e de toda a humanidade,aquela que colaborou de maneira singular no plano divino de nossa salvação,permitindo,através do seu “sim” que o Filho de Deus entrasse na nossa história, para nos salvar e nos apontar o caminho da verdadeira felicidade e salvação.”Ela teve uma missão única na história da salvação concebendo, educando e acompanhando seu Filho até o seu sacrifício definitivo ”(DA 267).Permaneceu fiel a sua missão até o fim de sua vida , não obstante as dificuldades que teve de enfrentar.

Nada mais justo e digno que fazermos uma homenagem carinhosa para estas mulheres que a exemplo de Maria tiveram e têm o privilégio de carregar em seu ventre e gerar uma vida para o mundo, porém com o passar do tempo esta data simbólica, digo, dia das mães foi adquirindo uma conotação comercial, sendo uma excelente oportunidade para vender produtos.Nossa homenagem às mães não pode perder seu significado mais profundo que é o de nosso eterno agradecimento a Deus pelo dom da vida nossas queridas mães e a gratidão a elas pelo seu amor incondicional,traduzido na sua doação sem limites,dia a dia ao esposo e aos filhos.

Portanto, irmãos, nós seres abençoados que somos não deixemos nunca que o ímpeto mundano do comércio fale mais alto dentro de nós do que a mais singular e bela homenagem que deve brotar do mais fundo de nossos corações que é o de sabermos olhar para o céus a cada amanhecer e fazer uma prece de agradecimento ao Pai Criador àquela que um dia nos deu a vida .

Mães da terra, Mãe do céu, exemplos de vida,amor semelhante ao de nosso amado Deus,nosso sincero e eterno agradecimento.Nós as amamos e amaremos hoje e sempre.

Feliz Dia da Mães!

Ayla Darlene de Souza- Fonte: Revista de Aparecida