«

»

set 19

Exaltação da Santa Cruz

Creio já ser de conhecimento de todos que ao dia 14 de setembro se configura o dia em que a Cruz é Exaltada, que se condiciona a esta, no renascer pelo sofrimento, a depuração de todos os problemas, oriundos do pecado, pois na mesma Jesus recebeu todos os escárnio e injúrias e estabeleceu para todos nós o conteúdo de nossa fé, o símbolo maior, não como sentido de morte, mas como símbolo de transformação.

Se rememorarmos com exatidão, observaremos que a nossa vida é pontilhada de situações que ao sofrimento somos levados, e que ao passarmos por este, nos encontramos melhores, nos tornamos maduros e, por, isso plenos em nossas relações interpessoais, em nossa busca por Deus.

Sempre, em toda a história do mundo Cristão a bandeira com uma Cruz se prefigurou, quer seja nos castelos, quer seja, incoerentemente, nas batalhas, como demonstração que ali se estabelecia um memorial a Jesus, mesmo entre a mais baixa ralé de sentimentos. E não muito distante, há 500 anos quando Portugal aportou aqui, em nosso Brasil/Pindorama, com caravelas cheias de degredados, a cruz se figurava no alto dos mastros, e qual o nome que deram em nosso Pindorama? Terra de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, antes de nos tornamos Brasil, em função de nossa rica madeira. Para tanto é necessário que entendamos que a Cruz, símbolo Cristão, está em incrusta em nós tanto pela fé, quanto pela cultura trazida de além mar.

Hoje podemos constatar A Cruz conjuntamente com o Ícone da Virgem Maria como símbolos da Jornada Mundial da Juventude, embutindo, a esta, como agente transformador, pois se reconhece nos jovens a transgressão salutar, que o mundo precisa.

Para tanto é muito triste se constatar através da imprensa falada e escrita que estão tentando impetrar como lei a retirada em todas as repartições públicas O Crucifixo, pois se reconhece neste, um insulto aos que são ateus, agnósticos e não cristãos e a isso se amparam na ideia de que o Brasil é um Estado Laico, isto é, que não tem uma religião oficial. Mas se observarmos a Constituição determina que todos têm o direito de expressar sua religião, haja vista a miscelânea de orientações religiosas que se professam no Brasil, passando pela Umbanda até ao Hinduísmo. Devemos entender que o Brasil é um dos países mais democráticos do mundo, para tanto deve-se prevalecer a vontade da maioria, e a maioria se vincula na Cruz a sua Fé, então torna-se um crime retirar de nossa tradição cultural e religiosa tal Símbolo, apenas, para o deleite de uma minoria fundamentalista.

A Cruz nos apontará, sempre, o caminho da redenção, da transformação, da felicidade plena.

Amém!

P/ João Bosco de Melo

Baseado na edição 75, ano 13 da revista RCC Brasil, concedida pelo Sr. Roni

Dores de Campos, 15 de setembro de 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>