«

»

dez 19

Um domingo Santo em Baependi

Domingo último, mais precisamente 16/12/2012, ocorreu a primeira Romaria ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida como Igreja de Nhá Chica, na cidade de Baependi (localizada no Sul de Minas), organizada pelos dois padres Paulo Marcelo (Dores de Campos) e Dirceu (Prados), proclamando com isso a cordialidade e parceria salutar da boa vizinhanças entre as duas cidades.

Logo que chegamos ao Santuário fomos recepcionados pela Irmã Gertrudes, que de maneira profícua e educada discorreu sobre a vida de Nhá Chica (Francisca de Paula de Jesus Isabel) menina filha de escrava, com traços suaves providos de um pai (senhor de engenho) nascida no povoado Santo Antônio do Rio das Mortes (distrito da cidade de São João del Rei) em 1810, sendo que pouco depois sua mãe fugiu para a cidade de Baependi, mas aos 10 anos ficou órfã. Em função da religiosidade de sua mãe, pouco a pouco Maria, a Mãe de Jesus, se tornou seu único norte devocional. Era tanta a intimidade com Maria que Nhá Chica, a chamava, carinhosamente, de “Minha Sinhá”. Todos os momentos de Nhá Chica, ao longo de sua vida, foi pontilhado pela caridade, tanto que em 11 de maio de 2013 a verenanda senhorita será beatificada.

Logo em seguida houve o sacrifício da Santa Missa celebrado por Pe. Márcio (Minduri) e co-celebrada por Pe. Paulo Marcelo (Dores de Campos) e Pe. Dirceu de Oliveira (Prados) os quais em consonância com a vida de Nhá Chica e do Evangelho exaltaram a partilha, célula primeira da fraternidade, da caridade, da santidade. Vale ressaltar  que o Coral Nec (Dores de Campos) animou a celebração, com devoção.

Após a missa todos puderam conhecer a casinha da Beata Nhá Chica, além de conhecer a bela Catedral de Nossa Senhora de Montserrat.

Foi um domingo abençoado! Uma demonstração de fé inquestionável!

Vale ressaltar que a romaria foi composta por 11 ônibus e duas Vans (Dores de Campos) e 10 ônibus (Prados).

Oxalá que em maio próximo estaremos todos em Baependi, para a beatificação de Nhá Chica.

Parabéns a todos os organizadores, por tão louvável iniciativa!

P/ João Bosco de Melo

Dores de Campos, 17 de dezembro de 2012

1 comentário

  1. Marilene

    Passeio simplesmente abençoado e maravilhoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>