fev 14

Quarta-Feira de Cinzas e Início da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Juventude “Eis-me aqui, envia-me”

cartaz_CF2013

Hoje, mais precisamente dia 13 de fevereiro de 2013, houve o Sacrifício da Santa Missa das Cinzas, onde Pe. Paulo de maneira profunda e precisa, porém de forma simples, explicitou o gesto simbólico das cinzas como sendo o agente de transformação, que nos promoverá a algo muito maior, ante a nossa insignificância neste mundo, onde somos vulneráveis a todas as mesquinharias e sordidez. Explicou a maneira correta e concreta de se fazer o jejum, onde o mesmo não pode ser um conceito que rememora as práticas farisaísta, que era o praticar a lei e não se transformar por esta. E uma vez conclusa o objetivo da Cerimônia, que foi o de impor as cinzas por sobre as cabeças dos fiéis com o dito “Convertei-vos e crede no Evangelho”, teve início à Campanha da Fraternidade, onde a mesma objetiva uma análise profunda ante os anseios dos jovens no contexto de uma sociedade, que se pretende tornar saudável, em detrimento a uma que já se reconhece imbuída de conceitos ultrapassados. Conceitos esses impostos por uma elite de velhos, que imputa ao mundo o reflexo da cupidez que reflete, somente, os seus interesses.

A Igreja desde o Concílio de 1962 vem propondo mudanças internas ante um mundo que se torna ágil e mutável, pois a mesma não quer estar na contramão da história e nem tampouco perder o seu papel, que é o de promulgar a Boa Nova de Cristo. E para tanto ela se abriu para os leigos, e esse ano reconhece nos jovens a ação transformadora que irá catapultá-la a um mundo que clama por uma evangelização mais racional, mais social e menos doutrinária. Se observarmos o cartaz constataremos a leveza de uma juventude que quer ser protagonista neste processo de mudança e, também,  que a evangelização não deve ser feita, somente, dentro do templo, mas sim na periferia das cidades, do país, do mundo.

Antes do término do Sacrifico da Santa Missa solicitou de todos os presentes preces para que a Igreja Apostólica Romana ante o conclave, que se faz iminente, seja sábia na escolha do novo sucessor de Pedro.

Ao final todos saíram com o compromisso de mudanças, ante o propósito da mensagem salvífica de Jesus Cristo.

P/ João Bosco de Melo.

Dores de Campos, 13 de fevereiro de 2013.

PASCOM