jul 26

Posse Canônica de Dom Célio de Oliveira Goulart, o novo Bispo da Diocese de São João Del Rei

Fim e Início – A vida Continua no compromisso com Deus

A vida com todo o seu dinamismo leva tudo ao fim e ao recomeço, e com Dom Célio de Oliveira Goulart não foi diferente, uma vez que deixou a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, a qual esteve a frente desde 03 de setembro de 2003, sempre, com o lema adotado em 1998:  A Cruz é a força de Deus. Vale ressaltar que seu trabalho foi concluído com a certeza da missão cumprida, pois conseguiu arrebanhar para o compromisso com responsabilidade de fé na missão a serviço da caridade, todos que procuravam com boa vontade a transformação do mundo em adequação com a Boa Nova apregoada por Jesus Cristo.

Recomeço: Estando, ainda, em franco festejo de seu Jubileu Áureo de 50 anos, a Diocese de São João del Rei, abre o braços para acolhe-lo e passar-lhe o Báculo das mão de Dom Waldemar Chaves de Araújo, agora bispo Emérito, na tarde de sábado de 17 de julho de 2010, para mais uma jornada a serviço da Igreja. A expectativas de todos os diocesanos são as melhores, uma vez que já se tornou popular toda a sua biografia.
   Vale ressaltar que os festejo tiveram seu início na Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar (padroeira da Diocese de São João del Rei)  e encerrado com uma Missa campal nas escadaria de Nossa Senhora das Mercês, sempre, amparado por um séquito de fiéis e inúmeros representante do clero. Vale ressaltar, também, a presença de Dom Gil Antônio Moreira, presbítero de Juiz de Fora.
Biografia: Quem é Dom Célio de Oliveira Goulart?
Dom Célio de Oliveira Goulart é natural de Piracema, tem 66 anos. Fez seus estudos de filosofia no Convento São Boaventura, em Daltro Filho (RS) e no Convento Santa Maria dos Anjos, em Betim (MG). Já o curso de teologia foi feito no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Instituto de Teologia da PUC-Minas, em Belo Horizonte (MG). Em 12 de julho de 1969 foi ordenado padre pela Ordem dos Frades Menores (OFM). Em agosto de 1998 foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina (MG) e adotou como lema “A cruz é a força de Deus”. Em 2003, foi transferido para a diocese de Cachoeiro do Itapemirim. De 2003 a 2007, foi presidente do Regional Leste 2 da CNBB (estados de Minas Gerais e Espírito Santo) e membro do Conselho Permanente da CNBB.

Por: João Bosco de Melo
Dores de Campos, 25 de julho de 2010.
PASCOM
Fonte das fotos Dioceses de São João del Rei  e Cachoeiro de Itapemirim

Celebração de despedida de Dom Célio (Cachoeiro de Itapemirim)

Fonte das fotos Dioceses de São João del Rei  e Cachoeiro de Itapemirim

Brasão

O Brasão sintetiza o programa de vida e as metas que o Bispo deseja atingir e realizar na sua missão pastoral em favor do Povo de Deus. Cada figura do Brasão possui seu particular simbolismo assim:

1 – CHAPÉU e FRANJAS: Símbolo da dignidade episcopal, entendida como serviço á comunidade Diocesana da qual o Bispo é pastor. As franjas, com doze pontas, lembram os dozes apóstolos, alicerces da igreja.
2 – A CRUZ, como suporte do estandarte: é a CRUZ de CRISTO que sustenta e direciona a ação evangelizadora do Bispo.
3 – A LETRA T: é o TAU, a Cruz de São Francisco, lembrando a origem do Bispo, seu nascimento em 14 de setembro, dia da Exaltação da Santa Cruz, como também a Província Franciscana da Santa Cruz, sua Província de origem.
4 – RAIOS DE LUZ, iluminando a CRUZ, significando que a VIDA, a RESSURREIÇÃO passam pela CRUZ. A FORÇA DE DEUS sempre passa pela CRUZ.
5 – A ÁGUA e o PEIXE – representando as cidades de Piracema (a subida do peixe, etimologia indígena ), onde nasceu o Bispo, e Pirapora ( o salto do peixe, etimologia indígena ), cidade de sua Ordenação Episcopal, onde fora Pároco. O PEIXE é alimento para todos. JESUS CRISTO é também simbolizado pelo PEIXE , alimento eucarístico para todos.
6 – DÍSTICO – Lema do Brasão, princípio da ação pastoral do BISPO: CRUX DEI VIRTUS EST ( A CRUZ É A FORÇA DE DEUS ), baseado em 1 Cor 1,18. Que as dores e os sofrimentos da vida sejam iluminados pela luz da Ressurreição.

Fonte: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br