«

»

ago 03

Semana Nacional da Família

A Semana Nacional da Família vai acontecer, neste ano, entre os dias 08 de 14 de agosto, com o tema “Família, Igreja doméstica, caminho para o discipulado”, o vai destacar também o Ano Catequético.

Criada em 1992, a Semana Nacional da Família é celebrada anualmente no mês de agosto por todas as paróquias do país a partir do segundo domingo de agosto, dia dos pais. “Neste ano Catequético, queremos aprofundar a relação entre família e catequese. Os pais são os primeiros catequistas.

A Semana nacional da Família é um momento forte de evangelização, oração e atividades com as famílias. Procura envolver todas as famílias da comunidade, para refletir sobre a identidade e a Missão da Família Cristã no mundo de hoje. Visa despertar a família para que seja um caminho de formação para o discipulado de Jesus Cristo e para que seja missionária, ou seja, família evangelizando família, visitando e levando a palavra de Deus a outra família. Neste sentido a Família é a base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem a primeira vez os valores que vão guiá-los por toda a vida.

A Semana Nacional da Família é um momento forte no qual a Pastoral Familiar, em articulação com as demais pastorais, movimentos e serviços da Igreja e a sociedade em geral, intensifica seus esforços no sentido de evangelizar a família na globalização de seus diversos aspectos e realidades.

Entendemos que quem deve promover a Semana Nacional da Família são todos aqueles que amam sua família e sabem que devem somar esforços para proteger e defendê-la das grandes pressões externas que sofre, e também aprimorar a qualidade de vida dentro de casa. Mesmo aquelas pessoas que tiveram o infortúnio de não experimentar o convívio amoroso de uma família, devem participar na defesa da instituição familiar, para que possam ainda ter essa experiência, ou ao menos, oferecê-la às novas gerações. Juntos, queremos que nosso clamor seja visto na terra e escutado por Deus nosso Pai, que planejou a família como escola de amor, felicidade e conforto para toda criatura humana.


Propostas de atividades para a Semana Nacional da Família – Programação

  • 08/08/2010 – Missa do dia dos Pais, às 19:00 horas, abertura festiva com a imagem da Sagrada Família, na Matriz de N.Sra. das Dores

  • 09/08/2010 – 1o Encontro com temas para serem refletidos em famílias, às 20:00 horas, nos locais: Bairro Paloma, Bairro Cachoeirinha, Bairro Freitas (Loteamento Marluvas I) e Bairro N.Sra. de Fátima (Catete de baixo), onde será utilizado o subsidio “Hora da Família” da CNBB.

  • 10/08/2010 – 2o Encontro com temas para serem refletidos em famílias, igualmente nos locais acima.

  • 11/08/2010 – 3o Encontro com temas para serem refletidos em famílias, igualmente nos locais acima.

  • 12/08/2010 – Missa na Igreja de N.Sra. das Dores, às 19:00 horas, e logo após Adoração ao Santíssimo Sacramento.

  • 13/ 08/2010 – Missa na Igreja de N.Sra. das Dores com participação da RCC, às 19:00 horas

  • 14/08/2010 – Caminhada em prol das Famílias, às 15:00 horas, a partir dos locais dos encontros nos bairros, em direção à Praça da Figueira, onde um casal de Barbacena ministrará uma palestra abrangendo tema relativo ao movimento.

  • 15/08/2010 – Missa de encerramento, às 19:00 horas com participação e representações dos movimentos envolvidos, ECC, RCC, e Pastoral Familiar.


Participe, lute, ore, vivenciemos na sua paróquia, no seu lar, no seu trabalho e onde estiver deste momento exclusivo e dedicado à família, projeto e criação de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>