«

»

jul 16

Encontro de Jovens “Rumo a JMJ”

01

Em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro, foi promovido pela Pastoral Familiar, Ministério Extraordinário da Comunhão, Pastoral dos Jovens e Coral NEC um encontro de jovens em nossa paróquia no último Domingo, dia 14, com a presença de cerca de 240 jovens no ginásio do Dorense Clube. O principal objetivo do encontro era aproximar os jovens da Igreja e levar a eles a mensagem de que a Igreja não é formada somente por adultos, mas precisa também da importante participação deles.

Inicialmente os participantes foram acolhidos e realizaram o credenciamento do evento. O contato inicial foi feito pela Lidiane Oliveira em sua palestra sobre a Jornada Mundial da Juventude, reforçando que na Igreja também há espaço para os jovens e que Jesus fica feliz com a presença deles.

06

Lidiane Oliveira sobre a JMJ

Como o encontro era de jovens, não poderia faltar um pouco de música e dança, e essa tarefa ficou a cargo do professor de dança Paulinho e seus alunos.

10

Paulinho e seus alunos

O terço foi o assunto abordado a seguir pela Aline Lopes, que de forma clara e objetiva conseguiu levar até os participantes a importância de se rezar o terço com frequência, sendo também fonte de graças e benefícios para a vida de todos os católicos.

21

Aline Lopes sobre o terço

Por volta de 15:30 foi feita uma pausa para os participantes saborearem frutas oferecidas pelos organizadores do evento. Após a pausa, foi o momento de acompanhar com atenção ao testemunho de vida do Alexandro, que contou sua história alertando os jovens sobre os perigos do mundo das drogas, que felizmente para ele teve volta com a fé em Deus e com o apoio da família e amigos, mas que para muitos é um caminho sem volta.

26

Alexandro e o seu testemunho para os jovens

Vale ressaltar que nos intervalos das palestras e também nas pausas, o Coral NEC abrilhantou o evento com diversas canções.

36

Coral NEC

A seguir, formaram-se 12 grupos divididos pela cor do nome presente no crachá dos participantes, onde guiados pelos coordenadores dos grupos, os jovens puderam debater diversos temas ligados à Igreja e a vida cristã. Encerrado os debates, um integrante de cada grupo apresentou as opiniões.

51

Grupos reunidos para o debate das questões

Após as apresentações, Pe. Paulo foi convidado (de surpresa) a levar até os jovens algumas palavras.

64

Pe. Paulo falando para os jovens

Por volta de 17:40, foi oferecido aos jovens um lanche com direito a “cachorro-quente” e refrigerante.  Após o (merecido) lanche, um vídeo contando a história da Jornada Mundial da Juventude foi apresentado no telão.

Já era noite quando o coordenador do Ministério Extraordinário da Comunhão, Vander dos Santos, proferiu sua palestra ressaltando o Zêlo que devemos ter com o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo presente na Eucaristia.

65

Vander falando sobre a Eucaristia.

Na sequência, um momento muito especial para os participantes, a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Houve também a entrega de um terço para todos os participantes com a mensagem “Jovem, reze o terço e fique mais íntimo de Cristo!”.

67

Um momento especial com Jesus

O último compromisso do encontro foi a Santa Missa celebrada na Matriz. A celebração contou com a participação dos jovens, tanto nas leituras e comentário quanto no momento do Ofertório. Na homilia, Pe. Paulo além de explanar sobre o Evangelho do Domingo, também falou sobre a Jornada Mundial da Juventude ressaltando três palavras que o Papa Francisco disse no vídeo que foi apresentado no encontro: “Alegria, Cruz e Jovem”.

95

Participação dos jovens na Santa Missa

Foi um evento marcante para a preparação dos jovens dorenses para a Jornada Mundial da Juventude. Parabéns aos idealizadores e organizadores do evento.

Por Nairon Neri Silva

Dores de Campos, 14 de julho de 2013

Pascom

6 comentários

  1. João Bosco de Melo

    Parabéns Nairon, pelo relatório informativo sobre o Encontro dos Jovens Rumo à JMJ. Você soube inovar as informações, anexando nas mesmas fotografias ilustrativas do momento, quando proferidas.
    Abraços, de Paz!
    João Bosco de Melo

    1. Pascom

      Obrigado João Bosco, como o texto ficou um pouco extenso, foi a forma que encontrei para deixar a leitura mais agradável.

      Abraço.

      Nairon

  2. Wellington S Arruda

    Parabenizo a Pascom pela publicação, devido a importância do evento. Ressalto a participação de tantos jovens, impulsionados pela JMJ. Presente e Futuro da nossa comunidade.

    Da mesma forma, não poderia deixar de exaltar este trabalho espetacular da união dos movimentos envolvidos, mostrando o comprometimento, missionaridade e evangelização dos leigos na Igreja Católica.

    Deus abençoe a todos.
    Wellington e Vilmara – Pastoral Familiar

    1. Pascom

      Obrigado Wellington, também parabenizo a vocês juntamente com os outros movimentos pela excelente organização do evento.

      Abraços

      Nairon

  3. Vander

    Em nome do Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística, parabenizo ao nosso Irmão de caminhada Nairon, pela brilhante apresentação no site. Agradeço também a parceria feita com a Pastoral Familiar, o Coral NEC e a Pastoral Litúrgica dos Jovens, pois esta equipe trabalhou muito para que tudo desse certo. Foram reuniões até tarde da noite, corre-corre atrás de apoio para os lanches e demais despesas e principalmente, muita seriedade e comprometimento com o encontro. Quero agradecer o apoio e a presença do Padre Paulo que como sempre soube tocar o coração dos jovens presentes.
    Sem mais, quero agradecer aos jovens presentes e parabenizar pela belíssima demonstração de fé e educação. Vocês são demais, e é isso que nos dá força para trabalharmos mais e mais. Obrigado a todos os envolvidos, não posso citar nomes para evitar injustiça, mas Deus sabe o quanto foi importante a participação de cada um.
    Um forte abraço a todos e que Maria, nossa Mãe seja constante presença na vida de todos nós.

    Vander – Ministério da Eucaristia

    1. Pascom

      Obrigado Vander, parabéns a você e todos os envolvidos no planejamento e organização do evento.

      Abraços

      Nairon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>