nov 27

Relatório da Assembléia Avaliativa, Votativa e de Confraternização da Pastoral da Criança

Aos dias 23 e 24 do mês de novembro, do corrente ano, reuniram-se na Casa de Oração São Tiago o Coordenador do Setor (Nível Diocesano) com os Coordenadores de Ramos (Níveis Paroquiais) e Coordenadores de Área (Níveis de Foranias) no intuito de avaliar, planejar e definir os trabalhos que nortearão a Pastoral da Criança, para os próximos 02 anos, uma vez que a eleição do Setor ocorre nesse ínterim. Consoante ao fato houve uma palestra com o psicólogo Carlos (São João del Rei) na intenção de resgatar o melhor de todos os presentes, avivando com isso a auto-estima, já que o pessoal e o voluntariado se misturam, na provocação, a saber: até quando somos agentes de ajuda  e agentes de facilitação? Na parte espiritual o Pe. Geraldo Magela (Orientador Espiritual da referida pastoral) propiciou a todos o auto-conhecimento do voluntariado, na observação da santidade oculta que se integra nesse caminhar de serviços ao próximo e convidou a todos para ir a Curitiba/PR no dia 10 de janeiro de 2015 para a beatificação de Dra. Zilda Arns Neumann (fundadora conjuntamente com Dom Geraldo Majella Agnelo – Arcebispo de Londrina/PR –  da Pastoral da Criança e mártir no terremoto do Haiti). Na parte pedagógica Sra. Imaculada (Setor Regional/Stos Dumont) explicou as dúvidas decorrentes nos trabalhos, além de se integrar ao grupo nas reflexões dos textos bíblicos e fiscalizar a eleição da nova coordenação. No caminhar de 23 anos da Pastoral da Criança, na referida diocese, a Sra. Gilda (fundadora da referida pastoral na, também, referida diocese) desenhou os primeiros passos desse caminhar, relatando as pequenas dificuldades e as grandes alegrias. Na parte votativa foram eleitas para a coordenação, e ratificadas por Dom Célio Goulart (Bispo Diocesano) para os próximos 02 anos, as Sras.: Marta Maristela (Coordenadora), Sofia (Apoio), Neuza (Apoio) e Tuca (Suplente/Coordenação), que na oportunidade parabenizou a todos por esse caminhar, pelo dia do Leigo e solicitou de todos fervorosas orações na intenção do restabelecimento da saúde de Dom Waldemar Chaves de Araújo (Bispo Emérito da diocese). O encontro foi culminado por uma Missa Festiva celebrada pelo Pe. Geraldo Magela, que de maneira emocionada e emocionante mostrou-nos a sacralidade do serviço dos leigos em prol dos menos favorecidos vinculando-o ao sacrifício de Jesus no madeiro da cruz. Foi um fim de semana magnífico. Vale ressaltar que em meio a tantas reflexões e orações, houve momentos de descontrações e alegrias. Valendo ressaltar que houve, também, formação para Brinquedistas.

Que a Pastoral da Criança seja um arauto de um futuro promissor para todas as Crianças, onde a máxima de Jesus se conclua: Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância!

Por João Bosco de Melo

Dores de Campos, 24 de novembro de 2013