«

»

maio 09

Família e a questão dos valores

     O mundo contemporâneo está passando por uma grande crise de valores. Na maioria das situações o ser humano não vive de acordo com os preceitos positivos, repassados pelas instituições sociais como a escola, a igreja e a família. No entanto desde os mais remotos tempos da história da humanidade, a questão dos valores já era discutida pelas autoridades e sábios das cidades.  Na Idade Antiga o filósofo Aristóteles já afirmava que a virtude é um hábito, isto é, o exercício de atitudes positivas ao longo da vida humana. E Santo Agostinho na Idade Média, refletia que o ser humano tem o livre-arbítrio como parâmetro, para guiar suas ações na sociedade, mediante suas noções morais e religiosas.

     Atualmente os educadores vivem uma grande angústia nas escolas, pois a maioria dos educandos não tem um comportamento condizente com o ambiente escolar, transgredindo regras ditadas pela instituição. A transgressão de regras é resultante da falta de limites das crianças, pois na maioria das vezes, não são educadas de maneira correta, pelos seus responsáveis. A grande maioria dos pais são frutos de uma educação autoritária e por não concordarem com essa forma de criação, não ditam regras para seus filhos e os mesmos tornam-se seres sem parâmetros éticos e morais.  A família passou de autoritária a uma instituição sem regras, pois muitos pais hoje já foram criados sem limites e transmitem esses valores para muitas crianças da sociedade atual.

     A maioria dos problemas que acontecem na sociedade atual é resultante da má educação das crianças, em seus lares.  A violência é um dos fatores sociais mais preocupantes, pois as pessoas são agredidas fisicamente e verbalmente em todos os âmbitos sociais. A chacina da escola de Realengo chocou a opinião pública do Brasil e do mundo, pois uma pessoa sem tratamento correto tirou a vida de doze jovens, com grandes perspectivas de futuro pela frente. Outro fato alarmante aconteceu em uma universidade particular de Belo Horizonte, onde um professor foi assassinado por um aluno, devido a uma nota baixa em sua disciplina. Nos mais diversos lugares, a vida vale muito pouco, no mundo atual. E essa situação é decorrente de valores consumistas, que destroem a moral social.

     Segundo o filósofo Aristóteles, a melhor educação está no justo meio, ou seja, através do diálogo e não do autoritarismo ou da ausência total de regras.  Mas infelizmente, grande parte dos lares, não são regidos por esse princípio ético. No entanto algumas famílias tem educado seus filhos mediante valores cristãos, através do diálogo. A família é a instituição mais importante na construção de uma sociedade mais harmônica e feliz.

 

Reflita: “O grande ser humano, é fruto de uma família bem estruturada.”
“Feliz dia das mães a todas as leitoras! Feliz dia das educadoras a todas as educadoras, pois são mães, em seu cotidiano!”

Contato: sirlenealiane@yahoo.com.br (Professora de Filosofia, Sociologia e Metodologia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>