jun 12

Missa em Homenagem a Santo Antônio

Hoje, 11 de junho de 2014, a paróquia de Nossa Senhora das Dores abriu suas portas para vivenciar, conjuntamente com os inúmeros fiéis, uma das maiores práticas devocionais da Igreja Católica, Missa em homenagem a Santo Antônio, um dos mais populares Santos de nossos altares, pois se reconhece nele uma inteligência, uma sagacidade, que foi capaz de mexer com os padrões esquematizados de uma igreja atrelada à conveniência de seus dirigentes, sem com isso separá-la em várias denominações, além de uma oratória convincente, amparada nas boas novas apresentadas por Jesus. A isso Pe. Paulo Marcelo ia explicando, sem se preocupar com a cronometração do tempo, ante a turba silenciosa, atenciosa de fiéis. No decorrer da cerimônia todos munidos de seus pães, prática essa ocorrida, já na idade média, devida a um milagre, bastante similar ao das Bodas de Caná, quando na falta de pães em um convento pediu que um dos freis procurasse no fundo de um vasilhame, e a fartura de pães se fez presente, recebem à benção ante as gotas de água que iam sendo aspergidas. Na sequencia, findando as festividades, a Sra. Nilma Helena Marques da Silva, em atenção a uma prática iniciada há tempos atrás, pela veneranda Sra. Cecília Mineiro, percorre a nave em direção ao presbitério, onde Santo Antônio se encontrava entronizado, com muitos meninos caracterizados Deste. Enquanto a coroação ia acontecendo um belo canto, desafinado e gracioso, ia preenchendo a igreja de emoção e lembranças das autoras deste: Sra. Cecília e Sra. Nhanhá.

Coroação de Santo Antônio

Com sorrisos de alegria

Com afeto nós cantamos

Elevemos nossas vozes

Ao querido Santo Antônio

****

Este lírio perfumado

Viemos vos ofertar

Como prova de carinho

Vinde nos abençoar

Com ternura e carinho

Viemos vos ofertar

O pão bento do amor

Pronto alívio a nossa dor

Este cálice bendito

Que levantaste com fervor

Jesus nele elevaste

Nos mostrando vosso amor

Este Santo breviário

Livro de muito valor

Vos levaste ate o céu

Para junto do Senhor

O Rosário de Maria

Vossa fiel devoção

Com muito amor e carinho

Colocamos em vossa mão

Para afastar do demônio

Santo Antônio no altar traçou

O sinal da cruz de Cristo

A tentação assim passou

Vossa língua bendita

Como diz São Boa Ventura

Esta relíquia preciosa

Vive com as criaturas

Com sorriso de alegria

Vos trazemos estas flores

Salve, salve Santo Antônio

Cantamos vossos louvores

Esta coroa de louros

É para vos coroar

Santo Antônio com Jesus

Vinde nos abençoar.

****

Parabéns à Sra. Nilma Helena pela disposição e boa vontade, com que todos os anos repete essa pratica, que já se tornou tradição em nossa paróquia, quando com cuidado de mãe arrebanha pequenos meninos, para evangelizá-los, através da coroação e a Pe. Paulo Marcelo que acolhe com carinho, a isso.

Por João Bosco de Melo

Dores de Campos, 11 de junho de 2014